O Parlamento norueguês contribuiu para tornar os fiordes uma zona livre de emissões dentro de poucos anos
Greenpeace

O Parlamento norueguês adoptou uma resolução para reduzir as emissões dos navios de cruzeiros e ferries nos fiordes até 2026, visando torná-los na primeira zona marítima do mundo totalmente livre de emissões e contribuir para um impacto positivo no transporte, no turismo e na indústria marítima, noticiou o Safety4Sea.

Segundo a publicação, a indústria marítima saudou a medida. Hege Økland, CEO da NCE Maritime CleanTech, um cluster marítimo norueguês orientado para o uso de energias limpas, compara mesmo a decisão a outra tomada pelo Parlamento norueguês em 2015, que determinava que todos os ferries participantes em futuros concursos deviam utilizar tecnologias de baixas ou nenhumas emissões.

Alguns operadores acreditam mesmo que dentro de poucos anos será possível ter navios de emissões zero a navegar nos fiordes. E Hege Økland considera que será possível ter mais de 60 ferries eléctricos nos próximos anos. Uma das formas de atingir o objectivo da medida será ter navios com propulsão eléctrica e, mais tarde, a hidrogénio. Paralelamente, será preciso fornecer energia nos portos, para que os navios recarreguem as suas baterias quando atracados.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill