Os portos da Nigéria, os mais desafiantes no que respeita exigências ilegais, testaram um projecto para diminuir a corrupção nos portos de escala.
Decreto n.º 26/2018

Os portos da Nigéria, um dos países mais desafiantes para testar exigências ilegais, testaram, com sucesso, um projecto anti-corrupção para portos de escala, com vista a evitar exigências de pagamentos, de abusos ou atrasos ilícitos.

Note-se que no transporte marítimo há inúmeros passos de verificação nos quais podem ocorrer operações ilegítimas. Só para ter o navio verificado pelas autoridades são, geralmente, necessárias cerca de 140 assinaturas, segundo uma análise levada a cabo pelo Maritime Anti-Corruption Network and United Nations Development Programme.

A Nigéria já tem, há alguns anos, uma rede marítima anti-corrupação, que, financiada por privados, tem melhorado não só o acesso aos portos como o ambiente dos mesmos. Sendo que, até há data, o projecto já implementou processos operacionais mais harmonizados nos portos, e já providenciou formação a mais de mil partes interessadas.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill