EMEPC

A primeira reunião para negociações da proposta portuguesa de extensão da sua plataforma continental está agendada para 14 de Agosto, nas Nações Unidas. De acordo com o Ministério do Mar, a reunião decorrerá “no âmbito do grupo de trabalho que a Comissão de Limites da Plataforma Continental (CLPC) acaba de criar” para o efeito e que constitui um passo decisivo no processo despoletado por Portugal em 2009.

A proposta portuguesa visa “alargar em dois milhões de quilómetros quadrados a área marítima sob jurisdição nacional, o dobro da actual”, recorda o Ministério do Mar. Em Portugal, o processo é coordenado pela Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC), tutelada por este Ministério. Nas Nações Unidas, “a CLPC é constituída por 21 Comissários, peritos em hidrografia, geologia e geofísica”, dos quais 7 “irão formar a subcomissão que vai avaliar a proposta portuguesa”, esclarece o Governo.

O Ministério do Mar recorda ainda que “de acordo com o artigo 76º da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, a plataforma continental de um Estado costeiro compreende o leito e o subsolo das áreas marinhas que se estendem para além do seu mar territorial, em toda a extensão do prolongamento natural do seu território terrestre”. Nesse sentido, se a proposta nacional for bem sucedida, Portugal ampliará amplamente a área marítima sobre a qual exerce direitos soberanos, com reflexo no conhecimento e aproveitamento dos seus recursos naturais.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill