enxofre

Os limites de teor de enxofre autorizados em águas dinamarquesas foram violados por cinco empresas de navegação, refere o site da Short Sea Portugal, citando informações do Ministério do Ambiente e da Alimentação da Dinamarca (MAAD).

De acordo com as mesmas fontes, o MAAD comunicou os casos à polícia e daí poderão decorrer processos judiciais. Os nomes das empresas envolvidas não foram divulgados.

O site esclarece que desde 2015, 90% do combustível utilizado no Mar do Norte e no Mar Báltico tem de ter um reduzido teor de enxofre.

Segundo as autoridades dinamarquesas, citadas pelo site, foram retiradas 200 amostras de combustível de navios que atracaram no país. Existe ainda uma vigilância aérea que permite detectar a utilização de combustível ilegal pelos navios.

De acordo com um estudo da Organização Não Governamental (ONG) alemã NABU, de Abril, citado pelo site, a implementação de zonas SECA (sulphur emission control área) no Mar Báltico, Mar do Norte e Canal da Mancha reduziu a poluição atmosférica e o custo socio-económico associado entre 4.4 e 8 milhões de euros anuais.

No entanto, de acordo com o mesmo site, citando dados da Agência Europeia da Segurança Marítima (AESM, ou EMSA, da sigla inglesa), entre 3% a 9% dos navios inspecionados não cumprem as regras em vigor sobre o teor de enxofre autorizado naquelas zonas.

No entanto, segundo especialistas, o número de navios infractores poderá ser superior, pelo que recomendam mais vigilância e penalizações mais graves.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill