A frota mundial de porta-contentores inactivos atingiu um recorde em Dezembro de 2015, com uma capacidade total de 1,36 milhões de TEU, cinco vezes mais do que no princípio do ano, de acordo com a Alphaliner.

No final de 2015, estavam imobilizados 331 porta-contentores, sendo que os de menos de 7.500 TEU apresentavam uma tendência crescente, devido a condições de mercado adversas.

Igualmente no final do último ano, a capacidade total da frota global de porta-contentores atingia 19,94 milhões de TEU, mais 8,5 por cento do que em Janeiro. Em 12 meses, entrou no mercado um número recorde de 214 novos porta-contentores, que juntaram 1,72 milhões de TEU à respectiva frota mundial, enquanto eram retiradas 200 mil TEU.

A fragilidade do mercado, no entanto, não impediu os armadores de encomendarem novos navios durante o ano, tendo sido feitos 255 novos pedidos, equivalentes a 2,34 milhões de TEU, que contribuíram para um excesso de capacidade de carga no mercado. A Alphaliner não antevê uma redução significativa da frota de inactivos antes de Abril.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill