Um cargueiro russo da Transflot foi apreendido próximo de Port Elizabeth, na África do Sul, por alegado transporte ilegal de armas a bordo no valor de 3 milhões de euros entre Madagáscar e a Nigéria, mas as autoridades sul-africanas não confirmaram a natureza da mercadoria apreendida
Pedro Santana Lopes

As autoridades sul-africanas apreenderam o cargueiro Lada, de propriedade e pavilhão russos, operado pela Transflot, no dia 19 de Agosto, por alegado transporte ilegal de armas, referem vários meios de comunicação social internacionais, mas não confirmaram a natureza da mercadoria apreendida a bordo.

De acordo com o operador portuário sul-africano Transnet, citado pela imprensa, o navio partira de Tulear, no Madagáscar, rumo a Lagos, na Nigéria. As armas terão de facto sido descobertas a bordo, depois de uma denúncia, durante uma escala do navio no porto de Ngqura, próximo de Port Elizabeth.

Segundo as notícias divulgadas, o navio descarregou 14 contentores de carga legítima e 20 contentores de armas não documentadas. Fontes familiarizadas com o caso disseram à imprensa que as armas eram diversas e incluíam explosivos, tudo avaliado em cerca de 3 milhões de euros, e o responsável do porto de Ngqura admitiu que o navio transportava “carga perigosa a bordo”.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill