Foi construída uma unidade móvel de abastecimento a GNL para gerar energia eléctrica em porto destinada aos navios
Porto de Barcelona

O porto de Barcelona recebeu, pela primeira vez, no âmbito do Plano de Melhoria da Qualidade do Ar no Porto de Barcelona, um navio que durante a sua escala substituiu os motores auxiliares por unidades móveis de gás natural liquefeito (GNL), permitido gerar electricidade a bordo e uma diminuição nas emissões de NOx (óxido de azoto).

Esta iniciativa está ligada ao plano Core LNGas hive, coordenado pela Enagás e co-financiado pela UE, que pressupôs o desenho e construção do aparelho móvel gerador eléctrico a gás e de uma unidade móvel que também contém os depósitos de gás natural liquefeito (GNL), e um investimento de 2,26 milhões de euros. A unidade geradora a GNL instalou-se num contentor de 2 TEU, para ser possível viajar a bordo dos navios nos trajectos entre portos, e também porque é de fácil carregamento, descarregamento e instalação.

Foi num navio da Flota Suardiaz, o L´Áudace, que se realizou a prova piloto. Uma escala de cinco horas deste navio ro-ro, que normalmente fez percursos entre Barcelona e os portos de Las Palmas e Santa Cruz de Tenerife, nas Canárias, permitiu reduzir em 27 quilos as emissões de NOx para a atmosfera. Outros envolvidos foram a Siemens, que construiu o motor, a Ham, que proporcionou os depósitos de gás natural, e a Bureau Veritas, que certificou o motor para uso marítimo e os portos onde se dará continuidade ao projecto – Tenerife e Vigo.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill