Navio-patrulha Merikarhu tem 31 tripulantes e oficiais de 7 Estados membros
Sea-Watch 3

O navio-patrulha finlandês Merikarhu tornou-se o primeiro a tomar parte numa missão da Agência Europeia da Guarda de Fronteiras e Costeira (Frontex) com uma tripulação composta por elementos de várias nacionalidades. Com 31 tripulantes, incluindo oficiais das autoridades costeiras e de fronteiras da Alemanha, Polónia, Lituânia, Estónia, Letónia, Roménia e Grécia, o navio já partiu em missão rumo ao largo da costa grega.

Segundo a Frontex, “durante a missão, o navio irá observar, detectar e monitorizar o tráfego de navios visando prevenir actividades de contrabando no Mar Jónico e no Mar de Creta”. Irá “patrulhar as fronteiras marítimas externas gregas, contribuindo para o controlo fronteiriço e o aumento da capacidade de busca e salvamento na região”, além de ficar disponível para diversas funções de guarda costeira, como vigilância à pesca ilegal, controlo da poluição e luta contra a criminalidade transfronteiriça, acrescenta a agência.

A Frontex refere também que a presença de tripulações multinacionais em operações marítimas da agência permitirá aos Estados membros contribuírem com navios dotados de uma tripulação nuclear por períodos mais longos sem necessidade de comprometerem tão grande número de oficiais. “Até agora, todos os navios que participavam nas operações marítimas conjuntas da Frontex eram equipados por tripulações completas fornecidas por apenas um Estado membro”, refere a agência.

A introdução de tripulações multinacionais nas operações marítimas da agência são um passo na direcção do novo mandato da Frontex. “Com um espírito de solidariedade europeia, tripulações de várias nações da Europa trabalharão sob a bandeira da Frontex para fornecer assistência aos Estados membros nas suas fronteiras externas”, explicou Fabrice Leggeri, Director Executivo da Frontex.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill