Falhou a primeira tentativa de rebocar o Betanza, que encalhou na foz do Tejo na sequência de uma falha total de energia a bordo. A operação de reboque foi adiada até hoje
Betanza

O navio de carga Betanza, de 118 metros e pavilhão espanhol, encalhou ontem, pelas 01H00, com 10 tripulantes a bordo, todos espanhóis, num banco de areia a 600 metros do Bugio, quando abandonava a barra do Tejo rumo a Casablanca, em Marrocos, com um carregamento de areia.

Segundo informação da Autoridade Marítima Nacional (AMN), a ocorrência resultou de uma falha total de energia a bordo, na sequência da qual o navio ficou à deriva e foi arrastado para a zona do Bugio, onde acabou por encalhar.

Até ao momento em que escrevemos este artigo, o navio permanecia fora do canal de navegação, pelo que não constituía obstáculo à navegação no Tejo, aguardando melhores condições para ser rebocado até ao porto de Lisboa, onde estava prevista uma vistoria, em princípio, no terminal multiusos do Beato.

Na manhã de ontem, dois rebocadores da Rebonave, a que se juntaria um terceiro, da mesma empresa, deslocaram-se para prestar apoio ao navio e aguardaram condições de aproximação. O reboque esteve previsto para depois das 18H00, quando se daria a praia-mar. E assim foi, mas se êxito, devido a problemas com a âncora, que dificultou a operação de reboque.

Segundo informações vindas a público, a operação foi suspensa até às 04H00 de hoje, momento em que as condições da maré voltariam a ser favoráveis à sua concretização, e um navio de reboque terá ficado no local durante a noite. Entretanto, ainda ontem, o navio recuperou a energia e com isso a propulsão, o que favorece a operação.

Nota: A foto foi retirada do portal oficial da Autoridade Marítima Nacional



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill