Na sequência de um derrame de combustível provocado por um afundamento de um petroleiro ao largo do porto do Pireu, a EMSA destacou de imediato um navio para prestar assistência na recolha do produto
EMSA

A Agência Europeia de Segurança Marítima (European Maritime Safety Agency, ou EMSA) destacou um navio, o Aktea OSRV, para realizar operações de recolha de combustível no mar, na sequência do derrame provocado pelo afundamento do petroleiro Agia Zoni II ao largo do porto do Pireu, na Grécia, no passado dia 13 de Setembro.

Segundo a EMSA, o navio de apoio operava no Mar Egeu e foi contratado pela agência à empresa grega Environmental Protection Engineering (EPE). No período de algumas horas o navio cessou as suas actividades comerciais e chegou ao local, onde começou a proceder à recolha do combustível derramado, sob o comando das autoridades gregas.

De acordo com a EMSA, “a assistência prestada às autoridades gregas demonstra claramente as vantagens acrescidas dos Estados membros de poderem solicitar uma resposta adicional que está disponível ao longo das costas europeias e pode ser mobilizada rapidamente”, bem como a capacidade de resposta do serviço de imagens de satélite da agência.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill