Até 4 de Maio, o navio hidrográfico D. Carlos I, da Marinha portuguesa, está a sul do Algarve para recolher dados e amostras de água, no âmbito do Projecto AQUIMAR – Marine Knowledge Supporting Aquaculture, naquela que é a segunda missão “do projecto, na continuidade da missão realizada em 2018 pelos navios NRP Almirante Gago Coutinho e NRP Auriga”, refere a Marinha.
Nesta missão estão “embarcados a bordo do NRP D. Carlos I, para além da guarnição de 38 militares, 15 elementos das equipas técnicas do Instituto Hidrográfico, das áreas da Oceanografia e da Química”, refere a Marinha, lembrando que desde 17 de Abril e até ao final da missão, o navio deve “efectuar cerca de 400 estações entre a batimetria dos 30 e 200 metros de profundidade”.
A Marinha acrescenta que “o navio tem como objectivo realizar perfis de CTD (Condutividade, Temperatura e Pressão) ao longo da coluna de água, recolhendo amostras de água e medindo as correntes”, dados que “serão posteriormente analisados considerando os parâmetros biológicos, físico-químicos e microplásticos”.
- Mestrado da Nova em Direito e Economia do Mar atinge de novo 4º Lugar à escala mundial
- Incubadora de Peniche na área do Mar, a Smart Ocean, prestes a dar passo decisivo
- Projecto Observatório do Atlântico
- O enigma da invenção da Caravela e a luz que agora se abre em Constância para o resolver
- Inovação: jaulas submersíveis para Aquacultura em Mar Aberto
- A EU tem um espectro mais vasto do que a NATO
- Nunca tivemos a Marinha que necessitávamos
- A Excepcionalidade Portuguesa
Próximos eventos
De momento não existem próximos eventos.