Um navio com bandeira chinesa foi detido por pescar ilegalmente nas águas da Libéria. Na operação, um navio da organização Sea Shepherd apoiou a Guarda Costeira liberiana
Greater Sunrise

Mais um navio de bandeira chinesa foi apanhado a pescar ilegalmente, desta vez nas águas da Libéria, em África, revela o Maritime Executive. Interceptado no dia 2 de Janeiro pelas autoridades costeiras da Libéria, com assistência da organização de conservação marinha Sea Shepherd, o navio de pesca Guo Ji 809, não tinha sequer uma licença de pesca, o que representa uma ilegalidade ao abrigo da Regulamentação de Pesca da Libéria, punível com coima de aproximadamente 835 mil euros.

O navio foi detectado através do radar quando navegava a uma velocidade que indicava actividade, pelo navio M/Y Sam Simon, da Sea Shepherd. Quando interceptado pelas autoridades, foi descoberto que a sua licença de pesca tinha expirado no fim do ano, dia 31 de Dezembro de 2017. O navio foi levado pelas autoridades e está agora no porto de Monrovia, capital liberiana, segundo a publicação.

“A detenção do Guo Ji 809 confirma a necessidade de vigilância constante no mar”, referiu Brownie Samukai, Ministro da Defesa Nacional da Libéria, citado pelapublicação. “Apesar da Operação Sola Stella ter colocado um ponto final nas incursões de navios de pesca estrangeiros não licenciados, temos de ter especial atenção no controlo de navios que são, ou têm sido, autorizados para a pesca na Libéria”, referiu o ministro.

Estas operações têm vindo a ser efectuadas desde Fevereiro de 2017 sob o nome de Operação Sola Stella, pela Sea Shepherd, sob direcção do Ministério de Defesa Nacional da Libéria, contra pesca ilegal, não regulada e não declarada.

E desde então já foram apreendidos oito navios de pesca envolvidos em pesca ilegal. Em 2016, a Sea Shepherd tinha também uma parceria com o governo do Gabão para a Operação Albacora, que realizou mais de 80 inspecções a embarcações de pesca no mar e deteve cinco arrastões e um navio de pesca. A Operação Sola Stella é uma continuação do compromisso da Sea Shepherd Global no trabalho activo com os Governos nacionais e as suas autoridades para a aplicação da lei na luta contra a pesca ilegal.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill