Inspirado numa aranha, o «Nautilus Jumping Spider» foi concebido para aumentar a eficiência e diminuir os custos das operações de exploração de sedimentos marinhos
República das Seychelles

A Nautilus Minerals, que se dedica à exploração comercial do fundo oceânico, anunciou que realizou com êxito o primeiro ensaio do seu novo dispositivo autónomo de recolha de amostras, o «Nautilus Jumping Spider». Inspirado numa aranha, como a sua designação indica, o mecanismo visa aumentar a eficiência e diminuir os custos da recolha de amostras no fundo dos mares.

Conforme explica a empresa em comunicado, depois de aterrar no fundo do mar, o dispositivo desencadeia um movimento de sucção de sedimentos, enviando-os para um compartimento de armazenamento através de «pernas» tubulares. Em seguida, é libertado um lastro bio-degradável e os sedimentos são enviados para a superfície, onde são recolhidos pela equipa de trabalho.

De acordo com a Nautilus Minerals, está prevista a sua utilização na Papua Nova Guiné (Oceânia) e em Tonga (na Polinésia) sobre uma área superior à área terrestre do Reino Unido, ainda durante este ano. Uma operação que ainda está dependente de financiamento, segundo se infere do comunicado da empresa.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill