A partir de uma incubadora de empresas, nasce amanhã, na Figueira da Foz, uma nova incubadora empresarial especificamente vocacionada para a economia do mar
DGRM

É lançada amanhã, na Figueira da Foz, a Incubadora do Mar & Indústria, um projecto que visa conjugar esforços para dinamizar o empreendedorismo e a transferência de conhecimento no âmbito da economia do mar, apoiado pela Universidade de Coimbra, através do Laboratório MAREFOZ, pela Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz e pela Câmara Municipal da Figueira de Foz.

Segundo apurámos, esta incubadora surge a partir de outra, a Incubadora de Empresas da Figueira da Foz, que existe há alguns anos, e terá a sua sede no Parque Industrial & Empresarial da Figueira da Foz. A nova incubadora reunirá as empresas relacionadas com a economia do mar que desde há algum tempo integram a Incubadora de Empresas da Figueira da Foz, numa nova incubadora empresarial que assim adquire maior autonomia e possibilidade de concorrer a financiamentos específicos, alguns dos quais serão amanhã apresentados.

Actualmente, no plano da economia do mar, a Incubadora de Empresas da Figueira da Foz integra quatro empresas em incubação física (Lusalgae, Murraceira, Safety Mar e Peixinho da Lota), três em incubação virtual (GMV Consultores e Sales Ocean) e um projecto em pré-incubação (Vértice Cristalino), além do Laboratório MAREFOZ. Serão estas entidades que agora transitam para a Incubadora do Mar & Indústria.

Segundo apurámos, a GMV Consultores, a Sales Ocean e Vértice Cristalino estão associadas ao desenvolvimento de sistemas IMTA (aquacultura intensiva multitrófica, que reproduz um ecossistema natural pela combinação do cultivo de espécies complementares de vários níveis da cadeia alimentar).

O lançamento da nova incubadora tem a presença prevista da ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, e incluirá uma sessão de esclarecimento sobre as oportunidades de financiamento para projectos na área do Mar, com incidência sobre o Fundo Azul, o Programa Operacional Mar 2020 e o EEA Grants. A sessão é organizada pela Direção Geral de Politica do Mar (DGPM), e deverá incluir também a apresentação do relatório da avaliação integrada, ecológica e sócio-cultural do Salgado da Figueira da Foz na perspetiva do desenvolvimento sustentável, bem como uma reunião estratégica com uma delegação brasileira do Estado da Bahia para potencializar futuras parcerias estratégicas.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill