Associação ambientalista alemã publicou ranking de navios de cruzeiro na Europa e criticou armadores por não investirem mais em sistemas de limpeza dos gases de escape
Oceans Meeting 2017

A associação ambientalista alemã Nature And Biodiversity Conservation Union (NABU) publicou recentemente um ranking dos navios de cruzeiro relativo a 2016 e concluiu que todos os navios de cruzeiro europeus ainda queimam combustíveis pesados (heavy marine fuels).

A NABU analisou o mercado dos navos de cruzeiro sob a perspectiva ambiental, com enfoque particular nas emissões dos gases de escape. E concluiu que 80 por cento da frota de navios de cruzeiro que navega na Europa não utiliza qualquer sistema de limpeza dos gases escape resultantes da sua actividade.

Num documento publicado no site da NABU diz-se que não estão implementadas a bordo destes navios medidas para reduzir importantes poluentes atmosféricos, como a fuligem, partículas ultra-finas ou óxido de azoto.

No mesmo documento, a NABU acusa os armadores destes navios de publicarem comunicados acentuando os benefícios da sustentabilidade ambiental, sem no entanto tomarem medidas eficazes nesse sentido nas suas embarcações, bem como de ignorarem alguns resultados da Organização Mundial de Saúde sobre os riscos dos gases de escape dos navios para a saúde das populações.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill