MSC Cruzeiros já recebeu o MSC Meraviglia, em cerimónia realizada nos estaleiros de Saint-Nazaire da STX France. Depois do baptismo, o navio inaugura a sua temporada, com uma viagem na qual escalará Lisboa
APORMAR

A MSC Cruzeiros recebeu esta semana o MSC Meraviglia, o maior navio construído por um armador europeu e o maior a ser entregue este ano, segundo a empresa, em cerimónia realizada no estaleiro da STX France, em Saint-Nazaire, França, durante a qual “recebeu a sua bandeira oficial e bênção de boa sorte”.

A cerimónia (flag ceremony) contou com a presença do novo Presidente francês, Emmanuel Macron, e de representantes do Governo de França, entre outras personalidades, antecipando a cerimónia de baptismo do navio, que terá lugar amanhã, em Le Havre, igualmente em França, após o que fará a sua temporada inaugural por águas do Mediterrâneo Ocidental.

Nessa viagem, que inclui uma escala em Lisboa no dia 7 de Junho, o passará também por Vigo, Barcelona, Marselha e Génova, onde começará “o seu itinerário regular de 7 noites, no dia 11 de Junho”, rumo “a Nápoles, Messina, Valletta, Barcelona e Marselha, regressando a Génova no dia 18 de Junho”, refere a MSC Cruzeiros.

O navio tem uma tonelagem bruta de 171.598 toneladas, capacidade para 5.714 passageiros, 315 metros de comprimento, 43 metros de largura, 65 metros de altura, pode viajar até 22.7 nós e representou 9 milhões de horas de mão-de-obra (mais de 1.700 funcionários por mês e mais de 3 mil nos períodos de maiores picos) ao longo de três anos.

Segundo apurámos, é o primeiro navio da segunda fase de expansão da empresa que envolve um plano de investimentos superiores a 9 mil milhões de euros até 2026 num total de 11 navios. “É também um dos seis novos navios que estão previstos serem entregues entre 2017 e 2020 no âmbito do plano de investimento da companhia, sem precedentes na indústria”, quatro dos quais serão construídos pela STX France, refere a MSC Cruzeiros.

No âmbito da cerimónia, a MSC Cruzeiros e a STX France assinaram mais um “memorando de entendimento reafirmando a encomenda de dois mega navios com mais de 200.000 toneladas de arqueação bruta, movidos a gás natural liquefeito (LNG), com opção para dois navios adicionais”, refere a empresa, acrescentando que os quatro se vão tornar na Classe World da MSC Cruzeiros. Os dois primeiros serão entregues em 2022 e 2024, com um comprimento de 330 metros e boca de 47 metros, e os opcionais em 2025 e 2026.

“Entre outras inovações, os navios serão equipados com uma geração completamente nova de motores movidos a LNG, bem como uma nova geração de sistemas de tratamento de águas residuais”, esclarece a empresa. Os navios desta classe “terão disponíveis 2.760 camarotes e uma ocupação máxima para 6.850 viajantes, a maior capacidade para passageiros em toda a frota de cruzeiros mundial”, diz a MSC Cruzeiros.

A empresa refere igualmente que “a estrutura futurista da Classe World em forma de ‘Y’ vai permitir vistas de mar panorâmicas e aumentar a proporção de camarotes com varanda”, sendo que “o arco em forma de G dos navios (verticalmente posicionados a um ângulo de 90 graus) foi concebido para melhorar a estabilidade, a hidrodinâmica, bem como para melhorar o conforto dos hóspedes”. Outras inovações “incluem vilas para as famílias, uma popa panorâmica e um lounge na piscina em vidro”, refere a empresa.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill