Em comunicado de hoje, o Governo elege a proposta da MSC para aquisição da CP Carga. De acordo com a imprensa, que cita o Governo, o valor da transacção é de 53 milhões de euros, mas a MSC não confirma.

A MSC Rail (Portugal) Operadores Ferroviários, S.A., do Grupo MSC, foi seleccionada pelo Governo para adquirir a totalidade da CP Carga, informa o comunicado da Presidência do Conselho de Ministros. O valor da operação é de 53 milhões de euros, dos quais 51 para capitalização e aquisição de créditos e dois para aquisição de acções, de acordo com diversos meios de comunicação, que citam o Secretário de Estado das Infra-estruturas  e Comunicações, Sérgio Monteiro, nessa matéria. Contactada pelo nosso jornal, uma fonte que representa a posição da MSC esclareceu-nos que o Grupo MSC não confirma nem desmente os valores referidos.

Segundo o mesmo governante, citado pela imprensa, o que diferenciou a proposta da MSC foi o compromisso em «não fazer revisões unilaterais dos preços da CP Carga com os clientes». Terá ainda sido importante o compromisso da MSC com a estabilidade laboral.

De acordo com o comunicado do Governo, para a escolha do Executivo foi importante «a qualidade do projecto estratégico apresentado», «o valor inerente à proposta financeira global» e «o reforço da capacidade económico-financeira e estrutura de capital da CP Carga S.A.», informa o comunicado.

Também em comunicado, o Grupo MSC congratula-se com a escolha, acrescentando que acreditam «no enorme potencial da CP Carga, capaz de contribuir  para o crescimento e desenvolvimento da Economia Nacional, em especial do sector exportador português». O Grupo MSC refere ainda que pretende «transformar a empresa no maior operador ferroviário de mercadorias da Península Ibérica».



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill