Situação clínica grave originou o transporte para o Hospital Santa Maria

Esta madrugada um helicóptero EH 101, da Força Aérea Portuguesa foi requisitado para fazer uma evacuação médica de uma passageira, de 70 anos e de nacionalidade inglesa, que se encontrava a bordo do navio de passageiros MS BALMORAL, a navegar a cerca de 64 milhas a sudoeste de Sagres.

A decisão de evacuar foi tomada pelo CODU-Mar devido à situação clinica apresentada pela passageira: vómitos com grande quantidade de sangue, derivado a uma úlcera crónica. Após decisão do CODU-Mar, o MRCC Lisboa solicitou a activação de um meio aéreo para efectuar a evacuação, levada a cabo por um EH-101, da FAP.

A operação foi levada a cabo às 03h10, tendo o helicóptero aterrado pelas 04h10no aeroporto de Figo Maduro, onde se encontrava uma ambulância do INEM que encaminhou a doente para o hospital de Santa Maria.

O navio largou de Las Palmas no dia 14 de Janeiro, tendo como destino o porto de Lisboa, onde atraca hoje.

A operação foi coordenada pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), em articulação com a Força Aérea Portuguesa (FAP) e o INEM – Centro de Orientação de Doentes Urgentes no Mar (CODU-Mar).

 

 

 

 

 

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill