Madrid Maersk

O movimento global de contentores aumentou 1,8% em 2016 face ao ano anterior (em que tinha crescido 1,4% face a 2014), atingindo as 555,6 milhões de TEU, refere o World Maritime News com base em dados da consultora Alphaliner assentes em informações dos 100 principais portos de contentores.

Já segundo dados dos 30 principais portos de contentores, depois de um princípio do ano fraco, em que se registou um crescimento negativo de -0,6% no primeiro trimestre, verificou-se uma recuperação no quarto trimestre, com um crescimento de 4%.

De acordo com a Alphaliner, o crescimento do movimento de contentores em 2016 deveu-se, principalmente, ao aumento de dois dígitos nos portos de Kelang (Malásia), Colombo (Sri Lanka), Manila (Filipinas), Pireu (Grécia), Mundra (Índia), Salalah (Omã), Inchon (Coreia do Sul), Fuchéu (China), Chittagong (Bangladesh), Barcelona (Espanha), Bandar Abbas (Irão) e Cai Mep (Vietname).

Tais ganhos, contudo, foram mitigados pelo volume de perdas no portos de Dubai (Dubai), Tanjung Pelepas (Malásia) Jacarta (Indonésia), Felixstowe (Reino Unido), Santos (Brasil), Port Said (Egipto), Balboa (Panamá), Ambarli (Turquia), Durban (África do Sul), Cartagena (Colômbia), Manzanillo (México), Dammam (Arábia Saudita) e Zeebrugge (Bélgica).



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill