A Maersk Line já anunciou ter chegado a acordo com a família Oetker para a aquisição da Hamburg Süd.
Maersk Line

 

Os valores envolvidos na transacção não foram revelados mas a imprensa internacional, com base em dados da consultora Alphaliner, tem vindo a dar como termo de referência do negócio, um valor na ordem dos 5 mil milhões de dólares (4,7 mil milhões de euros).

Como referido em notícia anterior, Hamburg Süd dispõe de uma frota de cerca de 130 navios porta-contentores, perfazendo uma capacidade global de 600 000 TEU, valorizada pela VesselsValue na casa de 1,4 mil milhões de dólares (1,32 mil milhões de euros).

Uma vez realizada a operação, a Maersk Line passará a deter uma frota de porta-contentores na casa dos 741 navios com uma média de idade na ordem dos 8,7 anos e uma capacidade total de 3,8 milhões de TEU, correspondendo também a uma quota da capacidade total do mercado, na casa dos 18%.

Como afirmou Søren Skou, CEO da Maersk Line e Maersk Group, esta aquisição é importante sobretudo para consolidar a presença da Maersk em todas as principais rotas mundiais e, muito particular, nesta circunstância, nas rotas Norte-Sul, dado o principal mercado da Hamburg-Süd ser exactamente o mercado relacionado com a América do Sul.

Apesar disso, não se prevê, para já, pelo menos, a integração da Hamburgo Süd na Maersk Line, devendo continuar a operar em nome próprio e separadamente, mantendo inclusive os todos os escritórios de que hoje dispõe.

Estando agora o negócio, uma vez delineado o acordo final, sujeito às consequentes aprovações dos vários reguladores, a sua efectiva concretização só deverá ocorrer no final de 2017.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill