Embora estejam previstas 53 entregas de navios desta dimensão, a BIMCO, uma associação internacional, calcula que apenas 40 deverão entrar ao serviço
Hyundai Merchant Marine
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

Em 2018 é esperada a entrada de 40 navios super porta-contentores (ultra large container vessels, ou ULCV, com capacidade de carga acima das 13.500 TEU) no mercado, refere o World Maritime News com base dados da Baltic and International Maritime Council (BIMCO), uma associação privada internacional de operadores de transporte marítimo.

De acordo com o jornal, embora esteja prevista a entrega de 53 destes navios este ano, nem todos deverão entrar ao serviço porque alguns armadores preferirão adiar as entregas. O jornal recorda que em 2017, estava prevista a entrega de 55 navios desta dimensão mas que foram entregues apenas 43.

A BIMCO estima que em 2018 a procura no transporte marítimo seja menor do que em 2017, mas suficientemente elevada para contribuir para o equilíbrio do mercado.

No último ano, armadores e investidores estiveram muito ocupados com o mercado de segunda mão. E foi um ano em que se comercializaram 297 navios, avaliados em 3,3 mil milhões de euros, refere a BIMCO com base em dados da VesselsValue.

Em muitos casos, os preços de aquisição foram semelhantes aos preços para desmantelamento, o que significou pouco risco de desvalorização dos navios com a aquisição. Mas desde o arranque do segundo semestre de 2017, os preços, quer para demolição, quer para utilização em segunda mão, subiram.



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Próximos eventos

  1. Seminário WavEC 2018

    4 Dezembro, 2018 - 5 Janeiro, 2019
«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill