Anave

O mercado global de aluguer de iates em 2014 foi avaliado em 32,5 mil milhões de euros e deverá atingir os 47,3 mil milhões de euros em 2020, crescendo a uma taxa combinada anual (compound annual growth rate, ou CAGR) de 6,5% ao longo deste período, segundo dados adiantados em alguma imprensa internacional.

A Europa de Leste deverá ser a região com maior crescimento (7,2% ao ano), superando outras regiões que crescem a 6,5% ao ano. E mercados emergentes como o Médio Oriente e a China deverão continuar a crescer de forma consistente.

No caso do Médio Oriente, o crescimento tem sido entre 5% e 10% ao ano e em 2015 duplicou a emissão de licenças para embarcações de todos os tipos. Este é considerado, aliás, o principal mercado para iates de 40 e mais metros de comprimento, e está a captar cada vez mais clientes abastados, modificando o paradigma da indústria.

Segundo as mesmas referências, 193 iates a partir dos 40 metros são detidos por cidadãos do Médio Oriente, o que equivale a 12% da frota mundial destas embarcações, também designadas super-iates.

Já segundo a BoatInternational, 2017 pode significar o regresso dos clientes russos ao mercado dos iates de luxo, depois de cinco anos de retracção, bem como a continuação do crescimento do mercado chinês, mais interessado em adquirir iates do que em encomendar a sua construção.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill