Pela primeira vez, Portugal estará representado na associação que congrega todas as associações mundiais ligados à náutica de recreio.
ICOIMA

Martinho Fortunato foi indicado, no último dia do Congresso da ICOMIA/IFBSO (International Council of Marine Industry Associations e International Federation of Boat Show Organisers) para ser Chairman da IMG (Marine Groups), da ICOMIA, associação que congrega todas as associações mundiais ligados à náutica de recreio. O mandato não tem duração fixa, embora tenha um prazo indicativo de três anos.

Com esta nomeação, o ICOMIA preenche assim uma função na qual o antecessor já perfazia dez anos, sendo que é o primeiro português a ocupar o cargo. Desenvolver trabalho em prol das marinas de todo o mundo e organizar a conferência mundial das marinas, que é de dois em dois anos (sendo que este ano é em Atenas), é a sua grande missão.

No entanto, comenta e avalia também novas legislações produzidas nos vários países que possam afectar as marinas, produz dados estatísticos e interage com outras áreas, nomeadamente a do ambiente e a da promoção e divulgação de atividades. Como refere, Portugal sendo um país com reduzido mercado na área, este cargo poderá trazer alguma visibilidade para o país e oportunidades, nomeadamente a nível do investimento.

E revelou algumas ideias que já tem em mente: criar um manual para o desenvolvimento das marinas a nível mundial, uma espécie de conjunto de normas e boas práticas que possa ser comum em todo o mundo, com sugestões, desde contratos de concessão à simples escolha do local, promover o programa Clean Marine, cujo objectivo é consciencializar o mercado para as importância da protecção do ambiente, e desenvolver um projecto denominado Smart Marinas, com o propósito de criar marinas mais tecnológicas, mais sustentáveis e eficientes.

Foram também nomeados o presidente, Andrea Razeto, Vice-Presidente da UCINA, em substituição do antigo presidente, Jouko Huju, e os Vice-Presidentes Sara Anghel e YP Loke, bem como alguns membros para os comités específicos. Acolhido em Berlim pelo IMC (International Marine Certificate), responsável por certificar embarcações, marinas ou empresas, o congresso foi útil para trabalhar na rede e compartilhar conhecimento sobre várias áreas. O Comité Executivo confirmou também que a Hong-Kong Boating Industry Association será um novo membro da ICOMIA, bem como a Croatian Marinas Association e a Wrede Consulting. Foi também assinada uma parceria entre a ICOMIA e a IBEX, um dos maiores eventos de comércio naval

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill