A associação está cada vez mais preocupada e considera que os portos mais afectados serão os de ferries, designadamente Dover e Holyhead
ScanReach

O responsável do Maritime UK, entidade que reúne vários operadores do sector marítimo britânico apelou ao Governo do Reino Unido para se preparar para um período de transição ordeiro aquando da saída da União Europeia, segundo o Seafarer Times.

“Estamos perdidos na política”, refere David Dingle, chairman do Maritime UK, acrescentando que “a nossa mensagem é: por favor, Governo, poderão fazer isto o mais rápido possível, porque se não houver um período de transição, toda a indústria poderá estar em perigo”.

David Dingle advertiu que os grandes portos de ferries seriam os mais afectados – Dover e Holyhead – porque “haveriam novos requisitos alfandegários que poderiam causar desafios particulares nas entradas de ferries que lidam com dezenas de camiões que viajam entre o Reino Unido e a União Europeia, todos os dias”.

Prevê-se que o Reino Unido já não faça parte da União Europeia a 29 de Março de 2019 e não há garantias de que a Comissão Europeia e o Governo de Theresa May alcancem um acordo para o período de transição. Os portos já se preparam para o aumento de dificuldades comerciais que poderão resultar do Brexit – Zeebrugge, Roterdão e Calais já estão a contratar mais funcionários de alfândega e a preparar inspectores. Só o porto de Roterdão prevê ter de contratar mais de 100 pessoas por esse motivo.

Recorde-se que a Maritime UK disponibilizou-se desde logo para indicar ao Governo quais as prioridades relativas ao cluster que Londres deveria ter em consideração durante o diálogo com Bruxelas, no entanto este não está a ser um processo rápido nem considerado urgente, na opinião do seu chairman.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill