A Fragata NRP Álvares Cabral e o reabastecedor de esquadra NRP Bérrio estão desde ontem em de Cabo Verde numa missão de Cooperação Técnico-Militar.

A missão que se prolongará até ao próximo dia 16 de Março tem como primordial objectivo proceder a uma partilha de conhecimento, experiência e capacidades com as Forças Armadas Cabo-Verdianas e, muito em particular, com a respectiva Guarda Costeira, com quem serão realizadas diversas operações conjuntas de patrulha marítima e fiscalização nas áreas sob jurisdição de Cabo Verde, à luz dos acordos estabelecidos entre ambos os Estados.

Nesse âmbito, a Fragata Álvares Cabral estará atracada no porto da Praia até à próxima Quinta-feira, dia 8 de Março, deslocando-se posteriormente para o porto do Mindelo onde permanecerá de 14 a 16 de Março, ficando o NRP Bérrio igualmente atracado no porto de Mindelo partir de hoje até ao próximo dia 12.

Ao longo desse período, para além das diversas operações conjuntas de patrulha marítima e fiscalização nas áreas sob jurisdição de Cabo Verde, serão igualmente desenvolvidas múltiplas outras actividades de cooperação, incluindo desde acções de formação, treino conjunto e demonstração de capacidades no âmbito do apoio humanitário em caso de catástrofe.

Para além dos aspectos mais estritamente militares, ao longo da estadia dos navios da Armada Portuguesa em Cabo Verde, serão igualmente levadas a cabo várias acções civis promovidas pela Marinha Portuguesa em conjunto com diversas associações, entre as quais se destaca a Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento (RCID) que disponibilizou vários bens hospitalares, produtos de construção e outros de cariz social a entregar ao Município da Praia.

No âmbito civil, importa ainda referir o transporte e entrega de livros a bibliotecas locais, livros esses cedidos pela Biblioteca Nacional de Portugal, pelo Instituto Camões e pela Biblioteca Municipal de Condeixa-a-Nova ao Centro Cultural Português na Cidade da Praia, bem como o transporte e entrega de livros cedidos pelo Agrupamento Escolar João Villaret, que faz parte da Rede de Escolas Associadas da UNESCO, para a Escola SOS Praia.

A visita de ambos os navios Portugueses a Cabo Verde, insere-se no âmbito da missão Iniciativa Mar Aberto que tem como principal objectivo contribuir para o esforço internacional de capacitação dos países do Golfo da Guiné em matéria de segurança marítima e combate às actividades ilícitas no mar.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill