O novo CMETOC vai funcionar no Instituto Hidrográfico e na sua dependência, com o objectivo de produzir informação relacionada com a previsão do estado do mar, entre outros dados
Tian Kun Hao

A Marinha tem um novo Centro Meteorológico e Oceanográfico Naval (CMETOC), situado nas instalações do Instituto Hidrográfico (IH) e dependência do seu Director-geral. O CMETOC é uma unidade orgânica da Marinha e agrega as valências avançadas em previsão meteo-oceanográfica que esta desenvolveu nos últimos anos, incluindo redes de observação costeira e um moderno sistema de previsão operacional.

Segundo explica a Marinha, o novo centro é “operado por 14 pessoas distribuídas por quatros áreas temáticas (Oceanografia, Meteorologia, Informação geo-espacial e Guerra de Minas)” e “vai produzir informação de previsão meteo-oceanográfica fundamental para o apoio às modernas operações da Marinha e da Autoridade Marítima Nacional”.

A previsão do estado do mar, em diferentes escalas, locais e profundidades, ou a realização de diagramas de impacto na missão em curso, em função dos meios empregues, são algumas das funções do CMETOC, que também estará ao dispor do cidadão que usa o mar, através de informação (produtos de previsão) prestada através do portal do IH, em www.hidrografico.pt.​

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill