Foi lançada uma plataforma, a FollowMe@Sea, que facilita a identificação das informações de embarcações de pesca e náutica de recreio numa operação de busca e salvamento
FollowMe@Sea

Através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo (Maritime Rescue Coordination Centre – MRCC) de Lisboa, a Marinha lançou uma plataforma para a monitorização de embarcações, denominada FollowMe@Sea.

Segundo a Marinha, este serviço, por via do MRCC, permite a monitorização “das embarcações da náutica de recreio e da comunidade piscatória, que realizam navegações costeiras ou transatlânticas”.

Num cenário de busca e salvamento, permite identificar depressa os dados da última posição da embarcação, que são fundamentais para planear buscas e proceder ao salvamento. O novo serviço permitirá “ainda um contacto diário com o MRCC, à semelhança de outros métodos como as chamadas VHF, telefone e correio eletrónico”, refere a Marinha.

Apesar das suas vantagens, a nova plataforma “não substitui a necessidade das embarcações possuírem todos os equipamentos necessários para garantir a sua segurança durante as navegações”, esclarece a Marinha.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill