No dia 12 de Março, a Marinha começou a cooperar com a Universidade do Algarve (UAlg) no projecto Observatório Costeiro Ambiental do Sud-Oeste (OCASO), no âmbito do programa INTERREG. “Esta colaboração irá decorrer nos próximos 12 meses na costa algarvia e o seu grande objectivo é melhorar o conhecimento da circulação oceânica na região”, refere a Marinha.
Também de acordo com a Marinha, a sua participação envolve lanchas de fiscalização rápidas e a metodologia a utilizar será inovadora, com recurso a “um veículo submarino autónomo para medir as propriedades e a qualidade da água do mar”.
Depois de concluído, o projecto “contribuirá para as actividades económicas na região, como a aquacultura, a pesca e o turismo, mas também fornecerá dados relacionados com a visibilidade para prática de mergulho ou a qualidade das águas nas praias, que terão interesse para todos os cidadãos”, explica a Marinha.
- A Excepcionalidade Portuguesa
- Visão, Inovação e Afirmação da Tecnologia Nacional no Mundo
- A má sorte de se ser pioneiro em Portugal
- Memórias Navais
- As Nações têm Identidade
- Comandar no Mar
- Encontro Ciência 2019: “precisamos enfrentar as tecnologias e o seu progresso”
- “Quantos peixes são precisos pescar para ter um peixe no prato?”
Próximos eventos
De momento não existem próximos eventos.