A Marinha, através do Navio Patrulha Oceânico Viana do Castelo, irá apoiar durante todo o mês de Agosto a Autoridade Nacional da Pesca numa missão de fiscalização da actividade da pesca nos Grandes Bancos do mar da Terra Nova, no Canadá.
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

Nesta missão, que decorre até ao dia 30 de Agosto, estarão embarcados no Navio Patrulha Oceânico Viana do Castelo quatro inspectores, sendo dois inspectores de pescas da Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), um inspector de pesca da entidade homóloga da Letónia e um coordenador da Agência Europeia de Controlo de Pescas (EFCA).

O navio da Marinha irá navegar o equivalente ao diâmetro do planeta Terra, cerca de 7.000 milhas, realizando acções de fiscalização a embarcações de pesca em águas internacionais nos Grandes Bancos da Terra Nova, no Atlântico Noroeste, numa área de cerca de 2.700.000 Km2, denominada por área da convenção North Atlantic Fishing Organization (NAFO).

No decorrer da missão prevê-se a realização de uma escala logística no porto canadiano de St. John’s, Newfoundland (Terra Nova), porto intrinsecamente ligado à história marítima das campanhas portuguesas da pesca do bacalhau, que ali acolheu durante décadas navios de pesca portugueses.

Esta missão representa o contributo de Portugal para a preservação  e exploração sustentada dos recursos de pesca existentes na área convencionada, salvaguardando o ecossistema marinho numa região do globo onde, para além de navios de pesca portugueses, pescam com frequência inúmeros navios de diferentes nacionalidades.



2 comentários em “Marinha apoia Autoridade Nacional da Pesca na Terra Nova”

  1. José Luis Gonçalves Cardoso diz:

    Muito bem!
    A Marinha a cumprir a sua missão…

  2. Atento diz:

    Não entendo a divulgação desta missão, chamada de fiscalização. É como dizer aos ladrões para não roubarem ao domingo, porque está lá a polícia. O resto da semana o roubo é livre

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Próximos eventos

De momento não existem próximos eventos.

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill