Setúbal conta com uma nova associação vocacionada para empreendedorismo do mar em Setúbal. No seu primeiro seminário, apresentou vários tema

Decorreu hoje o I Seminário da MAR7, dedicado ao tema do “Empreendedorismo do Mar no Distrito de Setúbal”, com a participação do Secretário de Estado do Mar, Manel Pinto de Abreu. A MAR7 é uma associação fundada por cidadãos que desenvolvem a sua actividade no distrito de Setúbal e desejam «ver concretizado o desígnio do mar na região de Setúbal», conforme referiu o seu presidente, Paulo Ribeiro.

Entre as atribuições da MAR7 estão a vontade de dinamizar o investimento estruturante, fomentar as actividades marítimas e os produtos do mar, divulgar o potencial económico do mar, organizar eventos, formar e realizar estudos.

A associação pretende ter um carácter tão abrangente quanto possível na economia do mar e por isso procurará exercer a sua acção em praticamente todas as áreas ligadas ao sector, como a pesca, a actividade portuária, a construção e reparação naval, a logística, a formação, a náutica de recreio, o turismo de cruzeiros, o desporto, o lazer, a biotecnologia marinha, entre outras.

Na ocasião, Manuel Pinto de Abreu acentuou a importância da economia do mar para o desenvolvimento nacional e revelou que a Estratégia Nacional para o Mar foi discutida em Bruxelas, onde a «Comissão Europeia se mostrou muito interessada no que estamos a fazer». Admitiu também que «sem uma resposta rápida, dificilmente teremos empreendedorismo», a propósito do licenciamento de actividades relacionadas com a economia do mar.

Os temas eleitos para apresentação e debate incidiram sobre um leque variado de assuntos, como financiamentos comunitários e bancários, processos administrativos para criar uma implementar um projecto e a escolha do melhor local.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill