De acordo com dados divulgados por Teresa Almeida, responsável pela gestão nacional do programa, 2017 terminou com 1.318 candidaturas aprovadas entre um total acumulado de 2.540 submetidas
FEAMP

Em 2017, o Programa Operacional Mar 2020 registou um total acumulado de 2.540 candidaturas, das quais 1.318 já estão aprovadas, “o que representa cerca de 156 milhões de euros comprometidos pelo Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP)”, refere um documento proveniente do programa.

Das prioridades contempladas pelo Mar 2020, a promoção da comercialização e transformação dos produtos da pesca e aquicultura foi a que registou maior número de operações aprovadas, “com um total de compromissos de 58 milhões de euros”. Em seguida situou-se a “promoção de uma pesca ambientalmente sustentável, eficiente em termos de recursos, inovadora, competitiva e baseada no conhecimento com um total de 356 operações aprovadas representativas de 42 milhões de euros”, refere o mesmo documento.

Os números foram apresentados pela gestora do Mar 2020, Teresa Almeida, numa reunião do Comité de Acompanhamento do programa, que se realizou em Lisboa no mês de Janeiro. Na ocasião, esta responsável manifestou tranquilidade “com o cumprimento dos objetivos estabelecidos” e traçou metas para o futuro.

Já Isabelle Garzón, responsável da Comissão Europeia (CE) pelo cumprimento do Mar 2020, considerou satisfatória a execução do programa em 2017, até por ter sido possível “recuperar o atraso da execução passada”, considerando notável a obtenção de uma taxa de compromisso de 40 por cento em dois anos de execução e manifestando a sua convicção de que serão cumpridos os objectivos previstos para 2018, apesar dos desafios exigentes que se colocam ao setor da pesca”.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill