O Arsenal do Alfeite está a dotar-se dos meios necessários para se vir a constituir como uma empresa parceira da construtora alemã TKMS, Thyssem Krupp Marine Systems.
Arsenal do Alfeite

O Arsenal do Alfeite está a preparar-se já para vir a ser uma empresa parceira da construtora alemã TKMS, Thyssen Krupp Marine Systems, coo se sabe, a empresa fornecedora dos actuais submarinos Arpão e Tridente da Marinha Portuguesa, de forma vir a actuar no futuro como uma espécie de extensão de manutenção da própria empresa alemã.

Neste momento, tendo recebido do Governo mais 10 milhões de euros do total de 18 milhões que o próprio Arsenal do Alfeite tinha cedido à EMPORDEF a título de empréstimo,  o plano é duplicar a capacidade de operação e proceder à modernização das respectivas instalações, onde se inclui, naturalmente, toda a parte de equipamentos e ferramentas, de modo a preparar-se para os novos desafios que se colocarão já a partir do segundo semestre de 2018 com a manutenção do submarino Arpão a ser integralmente realizada nos seus estaleiros.

Entretanto, encontrando-se o Tridente em manutenção na Alemanha, os trabalhos irão ser acompanhados por uma equipa do Arsenal de 12 elementos, envolvendo desde engenheiros, mestres e operários, numa primeira fase de preparação, formação e transferência de tecnologia, sendo de destacar que alguns dos trabalhos a realizar na presente manutenção deverão mesmo ser já executados nas oficinas do Arsenal do Alfeite.

Nesse enquadramento, a manutenção do Arpão, a ter lugar no segundo semestre de 2018, deverá ser já integralmente realizada nas instalações do Arsenal do Alfeite, esperando que, posteriormente, a partir de 2020, os estaleiros estejam aptos a proceder à manutenção de quaisquer submarinos da TKMS.

De salientar também que este tipo de intervenções de manutenção intermédias, como sucederá com o submarino Arpão, estão avaliadas, em média, na casa dos 25 milhões de euros.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill