Mar2020 contribui com mais de meio milhão de euros em três eventos promocionais do sector alimentar, dois em 2019 e um em 2018. Dois sobre pescado e outro sobre restauração, alimentos e hotelaria
Seafood Expo Global

Dezoito empresas portuguesas estarão presentes na próxima edição da Seafood Expo Global, de 24 a 26 de Abril, no Parque de Exposições de Bruxelas, na Bélgica – Docapesca, Coelho & Dias, Frijobel, Friopesca, Mar Ibérica, Gelpeixe – Alimentos congelados, S.A, Lurdes Narciso, L. Fish, Luis Silvério & Filhos, Lotaçor, Nigel – Cong. José Nicolau, Lda., MARFRESCO, Pascoal & Filhos, Riberalves – Comércio e Indústria de Produtos Alimentares, S.A., Rui Costa e Sousa & irmão, S.A, Ilhapeixe, Gialmar e Soguima.

De acordo com a Associação da Indústria Alimentar pelo Frio (ALIF), que irá promover a representação portuguesa no evento, o maior da Europa dedicado ao sector do pescado, Portugal vai investir 583.602, 17 euros ao abrigo do programa Operacional Mar2020. Este valor é o montante elegível e é destinado à participação neste ano, em 2019 e ainda na Alimentaria 2019. Ainda segundo a ALIF, que participa nesta feira desde 2001, este ano será o da maior participação portuguesa de sempre, repartida pelas gamas de frescos, congelados e bacalhau.

A associação divulgou ainda alguns dados referentes ao sector que representa. Segundo a ALIF, “as exportações portuguesas de produtos de pesca, conservas, crustáceos e outros produtos do mar cresceram 34,9% para 1.077,5 milhões de euros em 2017”. Diz ainda que “nas exportações de pescado, que no conjunto atingiram 520 milhões de euros, destacam-se, em 2017, o peixe congelado (210,5 milhões de euros), seguido pelo peixe fresco ou refrigerado (152,2 milhões de euros) e pelos filetes (91,3 milhões de euros)”.

A ALIF referiu também que “na categoria crustáceos, molúsculos e outros invertebrados aquáticos, lideram os molúsculos (209,4 milhões de euros)” e que nas “conservas, no período de referência, os produtos mais exportados foram peixe, caviar e semelhantes a partir de ovas, que atingiram 220,9 milhões de euros”. “Os principais destinos das exportações de peixes, crustáceos e conservas são os países da União Europeia (81,3%), entre os quais se destacam Espanha (51,6%), Itália (12,6%) e França (9,1%)”, acrescentou a ALIF.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill