Cosco Shipping Taurus, construído nos estaleiros de Waigaoqiao Shipbuilding, tem capacidade para 20.110 TEU e 400 metros de comprimento
COSCO

No passado dia 16 de Junho decorreu a cerimónia do lançamento à água do Cosco Shipping Taurus, de 20.110 TEU, o maior porta-contentores alguma vez construído na China, noticiou o World Maritime News. O navio, com 400 metros de comprimento, boca de 58,6 metros e uma velocidade limite de 22,5 nós, foi construído nos estaleiros Waigaoqiao Shipbuilding, em Shangai.

O jornal recorda que em Setembro de 2015 a COSCO encomendou 11 porta-contentores de 19 mil TEU a estaleiros chineses, avaliados em cerca de 1.340 milhões de euros. Três foram atribuídos aos estaleiros Waigaoqiao Shipbuilding, seis aos Dalian Cosco KHI Ship Engineering (DACKS) e Nantong Cosco KHI Ship Engineering (NACKS), e dois à Dalian Shipbuilding Industry.

Até agora, o maior porta-contentores construído na China era o CMA CGM Vasco da Gama, 18 mil TEU, entregue em 2015 pelos estaleiros Jiangnan Changxing Heavy Industry, de Shangai, afiliados da SWS.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill