Após ter anunciado que não adquiria, num futuro próximo, mais navios novos, a Maersk exerceu uma opção de encomenda de dois porta-contentores de 15.200 TEU à HHI.
Maersk

A Maersk Line, após ter recentemente anunciado que o seu plano futuro não passaria por adquirir mais navios novos, exerceu a opção de encomendar dois porta-contentores de 15.200 TEU à Hyundai Heavy Industries (HHI). A encomenda, que deverá ser entregue na segunda metade de 2019, surgiu no âmbito de um acordo feito em 2015 com a HHI para a construção de nove navios desta dimensão, mais oito adicionais, refere o World Maritime News.

O pedido foi feito com o objectivo de adquirir mais tonelagem, o que permite aumentar a capacidade dos navios de forma a responder ao aumento da procura, bem como optimizar a cadeia. “Embora a nossa forma preferida de fazer crescer a frota seja através de investimentos em tonelagem de segunda mão, essa forma também inclui a revisão do mercado no que toca a navios de contentores – grandes e pequenos, novos e fretados. A classe H de navios representa um segmento único não disponível em segunda mão no mercado”, refere o porta-voz da Maersk Line, citado pelo jornal.

“Estamos muito felizes com os nossos navios da classe H. Eles agregam flexibilidade operacional e economias de escala em certas negociações e representam um segmento não disponível nos mercados de segunda mão e de fretamento. Irão substituir uma tonelagem mais antiga e menos eficiente, enquanto continuamos a gerir a nossa capacidade. Com cerca de 30% de nossa frota fretada em contratos de curto prazo, temos a flexibilidade necessária para ajustar a nossa capacidade aos desenvolvimentos do mercado”, explicou Peter Lund, Responsável de Fretamento da Maersk Line.

Recorde-se que em 2017, a Maersk Line reciclou 16 navios e dos 27 navios que encomendou em 2015, restam ser entregues 18 navios, previstos para o primeiro trimestre de 2019.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill