Apesar dos bons resultados da Maersk Line, o Grupo Maersk reportou ontem prejuízos globais na casa dos 264 milhões de dólares quando o mercado previa lucros para o mesmo período na ordem dos 507 milhões de dólares.
Maersk

Apesar dos números negativos, Soren Skou, Director Executivo da Maersk, manifestou-se francamente optimista em relação ao futuro, sobretudo no que respeita ao transporte de contentores, dada a nítida recuperação do mercado reflectida também no facto desses mesmos bons resultados à Maesrk Line se deverem essencialmente a uma recuperação do valor dos fretes que subiram 22% em relação ao mesmo período de 2016 e 7,6% em relação ao 1º Trimestre.

Independentemente dos prejuízos entre os 200 e os 300 milhões dólares igualmente previstos como consequência do ataque informático sofrido recentemente e que conduziu a uma disrupção operacional na Maersk Line ao longo de duas semanas, os resultados foram francamente animadores, atingindo um lucro de 339 milhões de dólares quando, no mesmo período de 2016 o prejuízos haviam sido de 151 milhões de dólares, bem como um ROIC (Retorno Sobre o Capital Investido)  positivo, na ordem dos 6,7%, quando em 2016 fora, naturalmente, negativo, na casa dos -3,0%.

No pólo oposto, os piores resultados respeitaram à operação da Maersk Tankers que apresentou prejuízos na casa dos 483 milhões de dólares, contra um lucro de 28 milhões em 2016, devido sobretudo, segundo o Comunicado da própria Maersk, às imparidades de 464 milhões verificadas na queda da avaliação dos activos, bem como, em termos operacionais, pela igual contínua queda no preço dos fretes que terão baixado, em média global, na casa dos 27%.

Resultados pouco positivos foram também os obtidos pela APM Terminals, apresentando um prejuízo na casa dos 10 milhões de dólares quando, no mesmo período haviam alcançado lucros na ordem dos 12 milhões, devido tanto a mais apertados desafios comerciais como também, embora em menor extensão, a perdas cambiais.

Já no que respeita à Svitzer e à Damco, os resultados foram igualmente positivos, apresentando a primeira lucros de 19 milhões de dólares, com um ROIC de 5,8%, e ficando a segunda numa situação de equilíbrio, com um ROIC de 1%.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill