Em declarações no âmbito da apresentação de resultados, Søren Skou, Director Executivo do Grupo Maersk, declarou não ver razões para a encomenda de Super-Porta-Contentores.
Maersk

De acordo com o Director Executivo da Maersk, tal possibilidade faria sentido há cinco anos quando o preço do petróleo estava demasiado alto e a encomenda de grandes porta-contentores era uma forma de diminuir os custos operacionais por contentor. Com o petróleo aos preços actuais, tal vantagem diminui consideravelmente, se é que não desapareceu mesmo integralmente.

Nesse sentido, independentemente do recente anúncio da CMA CGM de pretender vir a colocar encomendas para porta-contentores de 22 000 TEU, o mesmo caminho não será seguido pela Maersk.

Para além disso, mantendo-se o mercado numa fase de alguma estagnação, adiantou ainda Søren Skou, afigura-se melhor opção fretar navios no mercado do que estar a encomendar novos navios.

Em Abril, a Maersk Line recebeu o primeiro dos novos navios Triple-E de 20 568 TEU, o Madrid Maersk, correspondendo, de facto, a uma segunda geração dos Triple-E encomendados no segundo trimestre de 2015 à Daewoo Shipbuilding and Marine Engineering (DSME), num total de 11, não se prevendo assim, ainda segundo palavras de Søren Skou, quaisquer novas encomendas de navios ao longo do próximo ano.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill