A Maersk tem vindo a financiar alguns dos seus principais clientes afirmando não precisar, ao contrário dos Bancos, de quaisquer garantias, dado que as mesmas seguem a bordo dos seus próprios navios
HUUB

Nesse enquadramento, a Maersk tem vindo a financiar alguns dos seus principais clientes afirmando não precisar, ao contrário dos Bancos, de quaisquer garantias, uma vez que as mesmas seguem a bordo dos seus próprios navios.

Se a Organização Mundial do Comércio já reconheceu que a escassez de financiamento é o segundo maior obstáculo para o crescimento do comércio mundial, algumas empresas de transporte marítimo, onde se inclui a própria Maersk, tal como os próprios Bancos, começam a olhar para tecnologia «Blockchain», a tecnologia base de desenvolvimento da BitCoin, como forma não apenas de simplificação de processos mas mesmo de paradigma do próprio financiamento.

No caso da Maersk Line, não deixando de reconhecer a «radicalidade» da possibilidade, Vipul Sardana, Director Financeiro e Comercial do Grupo Maersk, vendo os Bancos a retraírem-se sistematicamente no financiamento do transporte comercial em múltiplos países e percebendo haver aí uma oportunidade de mercado, ou seja, uma clara insatisfação de oferta, revela terem sido concedidos já financiamento, numa operação realizada integralmente através de uma plataforma exclusivamente digital, a clientes na Índia, Singapura, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Holanda e Estados Unidos, na ordem dos 140 milhões dólares, devendo chegar-se no final do corrente à casa dos 200 milhões de dólares.

Além da celeridade do processo, Vipul Sardana destaca ainda as possibilidades de poupança no custo do financiamento, estimadas, para os clientes, entre 15 a 30%.

Nos países referidos onde o serviço é oferecido, a Maersk apenas faz, naturalmente, o que os reguladores permitem a alguém sem licença bancária mas se o negócio continuar a crescer e a expandir-se, o Director Financeiro e Comercial da Maersk, não descarta outras opções, desde o estabelecimento de parcerias com um Banco até à criação de uma instituição financeira pela própria Maersk.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill