Luna Rossa venceu a primeira regata do dia, e, graças ao velejador português, Gustavo Lima, Alegre venceu a segunda

Quantum Racing continua a liderar a classificação geral do Campeonato Mundial de Rolex TP52, apesar de as regatas desta quarta-feira terem sido ganhas pelo Luna Rossa e pelo Alegre, graças aos conhecimentos do velejador português, Gustavo Lima, segundo comunicado oficial.

O vento não chegava a atingir os 20 nós mas mesmo assim a disputa foi dinâmica – Luna Rossa, do proprietário da empresa Prada, Patricio Bertelli, teve um confronto directo com a outra equipa italiana, Azzurra, que ficou em segundo lugar, na primeira regata, ficando o terceiro lugar para o Quantum.

Já a segunda regata do dia foi ganha pela equipa Alegre, com uma boa saída e um bom conhecimento local.  Gustavo Lima, membro do Alegre, na função de ‘Local Expertise Adviser’ e sempre em contacto directo com o táctico Andrew Horton e o estratega Kevin Harrap, foi crucial.

“Ontem foi um dia típico de Cascais, com o vento a entrar forte; hoje, tinha alguns segredos de campo de regatas e só com algum conhecimento local é que se pode identificar esses segredos e penso que a minha equipa fez um excelente trabalho. Na primeira regata, íamos terminar em quarto, mas tivemos um ligeiro detalhe na última popa e acabámos em quinto. Mas na segunda, lideraram a regata do princípio ao fim”, explicou Gustavo Lima.

“O que faz a diferença são opções tácticas, que acabam por decidir a regata. Queremos ser consistentes e se acertarmos no lado certo do campo de regatas e nas popas também, vamos manter essa consistência. Temos dois quartos, um quinto e um primeiro; a partir do momento em que se começa a tirar oitavos e nono lugares, o preço a pagar é maior”, conclui Gustavo Lima.

Esta quinta-feira é disputada a regata costeira (mais próxima da costa). A intenção da responsável do Comité de Regatas, Maria Torrijo, é realizar uma prova que possa chegar a Lisboa e voltar, no entanto, só saberá se é possível ou não algumas horas antes, pois depende das condições de vento, pode ler-se no comunicado.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill