A capital portuguesa recebeu o maior número de sempre de navios de cruzeiro, superando o recorde de 2013, e viu crescer o número de escalas, mas registou também uma queda no número de passageiros. A APL, no entanto, admite que 2018 pode vir a ser o melhor ano de sempre
Administração do Porto de Lisboa

A Administração do Porto de Lisboa (APL) admitiu que em 2017 o porto de Lisboa recebeu 123 navios de cruzeiro, mais 9 do que em 2016, o que constituiu um recorde. No total, estes navios significaram 330 escalas, mais 6% do que no ano anterior. O anterior recorde era de 120 navios, acolhidos em 2013.

Segundo a APL, as escalas em turnaround (com passageiros a iniciarem e/ou terminarem a viagem em Lisboa) aumentaram 12% e as escalas em trânsito 6%. Já o número de passageiros (521.042) diminuiu 0,3% face a 2016, “o que se justifica pela redução da capacidade dos navios que realizaram operações de trânsito”, refere a APL.

A APL admite que “se as estimativas para 2018 se vierem a concretizar, este pode vir a ser o melhor ano de sempre, com novos recordes de escalas e passageiros” e recorda que este ano vai realizar-se em Lisboa a 12º edição da Seatrade Cruise Med, uma das maiores feiras de cruzeiros do mundo, que pode ter “um efeito multiplicador na actividade de cruzeiros, como aconteceu no porto de Marselha, onde o número de passageiros aumentou 63% depois de ter organizado a feira em 2012”.

Face aos números de 2017 e às previsões para 2018, a presidente da APL, Lídia Sequeira, considera que “estamos no início de uma nova era para o turismo de cruzeiros em Lisboa, com perspectivas de grande crescimento, sobretudo agora que a capital portuguesa é uma das mais bem servidas por infra-estruturas de apoio à actividade de cruzeiros.”



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill