O Dia Marítimo Europeu e a conferência internacional Oceans Meeting juntarão importantes personalidades ligadas aos temas marítimos durante dois dias na capital portuguesa
Norled

Começam amanhã em Lisboa dois eventos de projecção internacional relacionados com o tema do mar e com a duração de dois dias. Um é o Dia Marítimo Europeu (DME), promovido pela Direcção-Geral dos Assuntos Marítimos e das Pescas (DG MARE) da Comissão Europeia (CE), e outro o Oceans Meeting, promovido pelo Ministério do Mar e com a presença de ministros e agentes nacionais e estrangeiros intervenientes da economia do mar.

O DME arranca no Centro de Congressos, com a presença do Comissário europeu do Ambiente, Assuntos Marítimos e Pescas, Karmenu Vella, e da ministra do Mar, Ana Paula Vitorino. São esperados mais de uma centena de expositores, 150 oradores e 1.400 participantes de mais de 50 países, num evento considerado a WebSummit do Mar, este ano dedicado ao “empreendedorismo, pesquisa, inovação e investimento, com vista a aumentar as tecnologias sustentáveis e cadeias de valor emergentes na vasta economia do mar”, segundo o Ministério do Mar.

Durante o evento, a CE lançará a segunda edição do seu relatório sobre economia azul e o Director-Geral do Assuntos Marítimos e das Pescas da Comissão Europeia, o português João Aguiar Machado, igualmente presente, participará no lançamento do Ocean Plastic Lab, no Pavilhão do Conhecimento, já amanhã. O evento contará também com 8 sessões, 28 workshops e 21 apresentações de pitch, mais de 140 reuniões B2B agendadas e 101 expositores. Estará ainda presente o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina.

O Oceans Meeting, este ano na sua 4ª edição e inserido no âmbito das comemorações do V Centenário da Circum-navegação de Fernão Magalhães, terá início na Gare Marítima de Alcântara. É uma conferência ministerial internacional que traz a Lisboa governantes de dezenas de países para debater os principais temas dos oceanos, antecipando «United Nations Ocean Conference», que se realizará em 2020 em Portugal, numa co-organização com a República do Quénia.

Este ano, a edição do Oceans Meeting incidirá sobre o tema central «Governação Inteligente dos Oceanos», propondo cinco painéis para reflexão: Governação dos Oceanos e Partilha de Dados; Inovação, Startups Azuis e Financiamento; Tecnologias de Limpeza dos Oceanos; Governação dos Oceanos – Desafios dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento; Governação Inteligente dos Oceanos – Cooperação para Soluções Práticas.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill