A decisão da IMO de limitar a uma taxa máxima de 0,50% as emissões de enxofre do fuel marítimo, pode vir a resultar num aumento das emissões de dióxido de CO2, segundo um estudo da consultora Trans Oleum.

De acordo com as conclusões de um recente estudo da empresa de consultoria Trans Oleum, as emissões de CO2 têm sido bastante subavaliadas, verificando-se, de facto, um potencial aumento de emissões na ordem dos 112 milhões de toneladas, estando, aparentemente comprovados mesmo, estatisticamente, um valor na casa dos 93 milhões, devido à mudança de combustível verificado na entrada de áreas com controlo de emissões, como sucede actualmente no Mar Báltico, Mar do Norte e Canal da Mancha.

Para tornar efectiva a também a diminuição das emissões de CO2 quando se altera o consumo para um tipo de combustível com menor emissão de enxofre, o estudo defende a necessidade de igual uso dos designados «scubbers» ou dispositivos de lavagemde emissões de gases nocisos.

O estudo completo pode ser lido aqui.

 

 

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill