A PwC apresentou a 7ª Edição do Estudo «LEME - Barómetro PwC da Economia do Mar – Zoom Madeira», no dia 2 de Fevereiro de 2017, no Auditório da Reitoria da Universidade da Madeira, no Funchal.

Entre as principais conclusões, à semelhança do todo Nacional, o Estudo verificou que a economia do mar na Madeira tem demonstrado ser igualmente resiliente ao longo dos últimos dez anos, apresentando sinais de estar a crescer também mais do que a economia em geral.

Nesse enquadramento, o Estudo conclui igualmente ser a certificação ambiental de produtos e serviços, como sucede já na Região Autónoma da Madeira, a melhor forma, para além de unir o ambiente e a economia, a permitir um maior aumento de valor-acrescentado dos respectivos produtos e serviços da Região, podendo, em simultâneo proceder a uma adequada gestão e preservação dos seus recursos naturais.

Nesse sentido, Susana Prada, Secretária Regional do Ambiente e Recursos Naturais do Governo Regional, presidindo à Sessão, apresentou inclusive o trabalho já realizado na Região Autónoma em prol do Ambiente e do Mar, bem como procedeu ao anúncio de criação de uma Comissão Regional para os Assuntos do Mar que envolverá a activa participação de todas as respectivas Secretarias Regionais.

Realizado este ano o Estudo sob o lema,  «O Mar e o Ambiente», a Sessão de apresentação, realizada Quinta-feira passada no Funchal, terminou com um debate onde diversos especialistas da Madeira, entre os quais, Paulo Oliveira, Vice Presidente do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza; Nuno Gouveia  – da Direcção Regional de Pescas; Mafalda de Freitas, Presidente do Club Naval do Funchal; António Moreira, Presidente da Comissão Técnica do MAR, o Registo de Navios da Madeira, e João Rodrigues, Atleta Olímpico, partilharam as suas experiências e a sua visão exactamente sobre a relação entre Ambiente e Mar, sob moderação de Ricardo Miguel Oliveira, Director do Diário de Notícias da Madeira e da TSF Madeira.

O Estudo, LEME Zoom Madeira, poder ser lido integralmente aqui



Um comentário em “LEME Madeira”

  1. Jose Nobre Oliveira diz:

    Seria possível obter a lista dos navios registrados no MAR?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill