Num momento crítico como o actual, uma obra que assume particular relevância

Foi lançado Sexta-feira passada, a bordo do NTM Santa Maria Manuela, o livro «A Segurança nos Portos», uma obra colectiva, coordenada por Victor Lopo Cajarabille, Vice-Almirante na Reserva, contando com a participação de 19 autores especialistas na área.

Como o próprio Vice-Almirante Victor Lopo Cajarabille sublinhou, a inexistência, em Portugal, até hoje,  de uma obra abrangente no domínio da segurança portuária, o que faz com que este seja um livro não apenas pioneiro mas de enorme importância num momento em que a segurança, nos seus mais variados e múltiplos aspectos, assume primordial importância.

Por outro lado, o Director-Geral dos Recursos Marinhos, Miguel Sequeira, para além de acentuar a oportunidade e importância da edição de uma obra deste género, sobretudo num momento como o actual em que a segurança no mar e nos portos se torna cada vez mais complexa, sendo decisivo, por isso mesmo, um trabalho em rede, o mais vasta e multidisciplinar possível.

A obra, editada pela Fundação para o Estudo e Desenvolvimento da Região de Aveiro (FEDRAVE), sob responsabilidade do Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração (ISCIA), surge igualmente na sequência de «O Mar no Século XXI» e de «A Segurança no Mar».



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill