Projecto gerido pela IMO e financiado pela UE deu mais um passo com o lançamento dos centros em África e no Pacífico. Os MTCC são a via pela qual o projecto GMN se vai concretizar
Maritime Technology Cooperation Centre

No dia 12 de Dezembro, foi lançado oficialmente o Centro para a Cooperação em Tecnologia Marítima (Maritime Technology Cooperation Centre, ou MTCC) – do Pacífico, em Suva, nas Ilhas Fiji, onde ficará sedeado, e no dia seguinte foi a vez do lançamento do MTCC – África, em Mombaça, no Quénia, país que acolherá este último centro, divulga o Green4Sea. Para o princípio de 2018 está previsto o lançamento do MTCC – América Latina, a instalar no Panamá.

O MTCC – Pacífico será baseado na Pacific Community (SPC), uma organização técnica e científica dirigida pelos seus 26 Estados e Territórios membros, e a sua gestão será em cooperação com o Secretariado do Programa Regional Ambiental do Pacífico (SPREP, na sigla em inglês). Os escritórios serão nas instalações da própria SPC, em Nabua, Suva, nas ilhas Fiji, próximo do aeroporto Nausori.

O MTCC – África ficará baseado na Universidade de Tecnologia e Agricultura Jomo Kenyatta (JKUAT, sigla em inglês) e estrategicamente localizado em dois gabinetes, um na Região Costeira do Quénia, no campus da JKUAT, em Mombaça, e outro no Centro Regional de Coordenação de Salvamento Marítimo, nas instalações portuárias de Mombaça.

O MTCC – América Latina ficará localizado na Universidade Marítima Internacional do Panamá (UMIP, na sigla inglesa), da qual utilizará os recursos humanos, técnicos e administrativos, e terá a vantagem estratégica de ficar situado próximo do porto da Cidade do Panamá. Recorde-se que a UMIP é uma Universidade pública especialmente vocacionada para as matérias marítimas (transporte, infra-estruturas, serviços, ambiente).

Estes três centros integram um conjunto de cinco MTCCs, que inclui ainda os centros das Caraíbas e da Ásia, no âmbito de um projecto da União Europeia (UE) e da Organização Marítima Internacional (IMO, na sigla inglesa) destinado a criar uma rede global de centros de excelência para a promoção do combate às alterações climáticas.

Segundo o Green4Sea, a rede beneficiará de um financiamento de 10 milhões de euros da UE para a concretização de medidas orientadas para o cumprimento dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, no quadro do projecto GMN (da IMO e da UE para desenvolvimento de tecnologias marítimas.

Com tais medidas, o projecto visa promover a cooperação internacional na facilitação do acesso a investigações sobre energias limpas, especialmente em termos de eficiência energética e de redução de emissões nocivas ao ambiente pelos navios.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill