O projecto da IMO deu mais um passo com o lançamento do novo centro na América Latina, sedeado no Panamá. Actualmente já há três centros – África, Pacífico e América Latina.
IMO

No dia 13 de Março, foi oficialmente lançado o Centro para a Cooperação em Tecnologia Marítima (Maritime Technology Cooperation Centre, ou MTCC) da América Latina, no Panamá, onde ficará sedeado. O lançamento contou com a presença de representantes da União Europeia, do Governo do Panamá, de organizações não-governamentais e universidades, bem como de 17 países da região.

Segundo o Safety4Sea, a rede, uma vez operacional, actuará de forma a melhorar a capacidade na região. Desde trabalhar com administrações marítimas, autoridades portuárias ou outros departamentos governamentais relevantes para facilitar o cumprimento das normas internacionais em matéria de sustentabilidade, à conscientização de políticas, estratégias e medidas para a redução de emissões poluentes do transporte marítimo, a rede tem um trabalho abrangente.

O projecto global, destinado a funcionar em cinco regiões – África, Ásia, Caraíbas, América Latina e Pacífico -, visa promover a cooperação internacional na facilitação do acesso a investigações sobre energias limpas, especialmente em termos de eficiência energética e de redução de emissões nocivas ao ambiente pelos navios. Possui um financiamento de 10 milhões de euros da UE para a concretização de medidas orientadas para o cumprimento dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, no quadro do projecto GMN, formalmente intitulado Capacitação para a Mitigação das Alterações Climáticas na Indústria do Transporte Marítimo, (da IMO e da UE para desenvolvimento de tecnologias marítimas), que já funciona em África e no Pacífico.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill