O objectivo da plataforma online SRTI é criar uma justa concorrência e assim induzir a um desmantelamento responsável dos navios
SRTI

Foi ontem lançada a Ship Recycling Transparency Initiative’s (SRTI), uma plataforma online que constitui uma ferramenta para partilha de informação sobre reciclagem de navios destinada a induzir um desmantelamento responsável, divulgou o World Maritime News.

A plataforma foi promovida pela Sustainable Shipping Initiative, está aberta ao público e a interessados e reúne armadores, investidores, Bancos, seguradoras, carregadores e outros interessados da indústria marítima, surgindo nove meses depois da Maersk e da Hapag-Lloyd terem chefiado um grupo de empresas de transporte marítimo no anúncio de um esforço para usar a transparência como factor indutor de uma reciclagem responsável de navios.

Entre os fundadores estão armadores como a The China Navigation Company, Hapag-Lloyd, A.P. Moeller-Maersk, NORDEN, Stolt Tankers e Wallenius Wilhelmsen, instituições financeiras como a GES, Nykredit e Standard Chartered Bank, a sociedade classificadora Lloyd’s Register e a entidade não lucrativa Forum for the Future.

O jornal refere que o objectivo desta plataforma é criar um mecanismo de leal concorrência para uma reciclagem responsável de navios, conferindo às empresas de transporte marítimo uma oportunidade para serem transparentes na sua abordagem ao desmantelamento, criando uma concorrência justa, melhorando o desempenho e promovendo a responsabilização das empresas.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill