O Secretário-geral da IMO quer adoptar já na próxima semana, na MEPC 72, a estratégia da organização para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa
IMO

Kitack Lim, Secretário-geral da Organização Marítima Internacional (IMO, na sigla inglesa), considera que não é uma opção adiar a adopção da Estratégia Inicial para os Gases com Efeito de Estufa da instituição para além da próxima reunião (72ª) do seu Comité de Protecção do Ambiente Marinho (Marine Environment Protection Comittee, ou MEPC), que se realiza de 9 a 13 de Abril, em Londres.

Este responsável fez estas declarações durante a terceira Reunião Inter-sessões do Grupo de Trabalho sobre Gases de Efeito de Estufa (Intersessional Working Group on reduction of greenhouse gas emissions, ou ISWG-GHG) da IMO, que termina hoje. E argumentou que a IMO já aprovou um roteiro que prevê a adopção da estratégia para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa na próxima reunião da MEPC.

Na ocasiao, Kitack Lim aconselhou os membros do grupo de trabalho a “não deixarem para o último minuto da MEPC o estabelecimento de compromissos e de soluções”. E reuniões anteriores, este grupo de trabalho já conduziu reuniões nas quais identificou os elementos para uma estratégia de redução das emissões de gases com efeito de estufa e esbçou uma proposta inicial paraessa estratégia.

A Estratégia Inicial para os Gases com Efeito de Estufa da IMO constituirá um quadro de referência para os Estados membros que estabelece a visão para o futuro do transporte marítimo, os graus de ambição para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa e os princípios orientadores, devendo incluir medidas de curto, médio e longo prazo calendarizadas e os seus impactos nos Estados.

A estratégia deverá ainda incluir uma identificação dos obstáculos e das medidas favoráveis à capacidade de desenvolvimento, à cooperação e à investigação nesta matéria.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill