Aprovado em Conselho, a reeleição terá que ser aprovada em Assembleia Geral, após o que o Secretário Geral começará funções, em 1 de Janeiro de 2020
Expedição Five Deeps

Kitack Lim, de 62 anos, natural da Coreia do Sul, foi reeleito por unanimidade para um segundo mandato de quatro anos como Secretário-Geral da Organização Marítima Internacional (IMO, na sigla inglesa), durante a 121ª sessão do Conselho daquela organização.

O mandato terá que ser confirmado em Assembleia Geral da IMO, prevista para Dezembro de 2019, para ter início em 1 de Janeiro de 2020. Kitack Lim sucederá a si próprio, no cargo desde 1 de Janeiro de 2016, e é o oitavo a desempenhar estas funções na história da organização.

O primairo mandato de Kitack Lim fica assinalado pelo desenvolvimento de um plano estratégico a seis anos (2018-2023), com incidência no transporte marítimo inteligente e sustentável, e pela implementação de novas regras internacionais sobre o teor de enxofre nos combustíveis marítimos a partir de 2020, do Código Polar, da gestão das águas de lastro e da estratégia para a descarbonização.

 

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill