Na abertura do Salão Euromaritime, em Paris, Karmenu Vella, o Comissário Europeu do Ambiente, dos Assuntos Marítimos e das Pescas, considerou as actividades marítimas um elemento chave do futuro da Europa.
Karmenu Vella

Na abertura do II Salão Euromaritime, em Paris, Karmenu Vella, o Comissário Europeu do Ambiente, dos Assuntos Marítimos e das Pescas, apelou a um investimento decisivo de Bruxelas e das nações europeias no mar como forma de desenvolvimento, criação de emprego e crescimento, acrescentado, «se a Europa é já líder na indústria marítima, também deverá como tal afirmar-se nos sectores associados, como as energias renoveis marinhas, a biotecnologia e a aquacultura».

Para isso, o Comissário Europeu anunciou igualmente o reforço do apoio da Comissão a essas áreas, não apenas do ponto de vista da Investigação & Desenvolvimento mas também da própria comercialização dos produtos, conjunto num nodo todo contínuo, o trabalho das Universidades, Centros de Investigação e Pequenas e Médias e Empresas, elemento crucial da nova estratégia.

Nesse âmbito, considerando mesmo o capital como um aspecto crítico necessário ultrapassar para a possibilidade de efectiva afirmação de liderança da Europa no mar, capital, a par do desenvolvimento de novas tecnologias, defendeu igualmente uma política activa e voluntarista de subsídio a esses mesmos sectores.

O Salão Euromaritime, inaugurado Terça-feira, decorre até ao final da tarde de hoje, em Paris, numa organização do Cluster marítimo Francês, do GISCAN e do Jornal Le Marin, conta com 306 expositores representantes das mais variadas áreas da economia do mar, embora com preponderância da área naval. A nacionalidade das empresas presentes também é naturalmente, maioritariamente francesa mas conta-se com um terço oriundas de outros países, para um número total de visitantes potenciais que se estima na casa do cinco milhares de 61 diferentes nacionalidades.



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Próximos eventos

De momento não existem próximos eventos.

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill